Pages

domingo, 28 de abril de 2013

Anime, gênero e numero!


Yo, como vão vocês? :3  



Vocês realmente sabem o que é um anime? Claro que sabem né! Mas há vários estilos e gêneros, e é disso que vamos falar neste post, aqui vai uma pequena aula sobre esse mundo que todos nós amamos.
Sei que há duvidas que até os mais velhos fãs, ''otakus'', tem, então vamos ver se conseguimos esclarecer algumas delas aqui! Eu mesma algumas vezes quando vi um novo anime anunciando, pesquisei pra saber do que se tratava e quando estava lá, tive que pesquisar pra saber que diabos era aquilo <O> Let's GO! 





Anime, animê ou animé, é qualquer desenho animado ou animação feito no Japão, mas há significados diferentes, para o povo ocidental (a gente), anime é qualquer coisa que venha do Japão pra cá, já para eles qualquer animação é anime. Em sua maioria os animes antes tinham a versão em manga de suas historias, algumas vinham de jogos e outros de light novel. Há três formatos de animes, eles podem vir em série de televisão, filmes e OVAS que são comuns nas versões para DVD das séries de tv, são episódios menores, as vezes fora do assunto do anime. 


Eles podem ser divididos por gênero, tema ou publico alvo:

Vamos começar falando dos 6 grandes gêneros:

Ação, onde seu grande foco são as lutas e artes marciais, as vezes é confundido e/ou até fundido com os de aventura pelo fatos de ambos poder conter lutas e guerras.

Drama, são aqueles que focam em relações, em crescimento e descoberta de nós mesmos. 

Comediá, são animes que tem como finalidade fazer aquele que assisti rir, se divertir, mostra de uma forma engraçada os acontecimentos, um grande exemplo seria Ranma ½.

Horror, são aqueles que focam no sobrenatural, no terror, tem como finalidade por medo, uma grande característica na minha opinião seria a grande quantidade de sangue apresentada.

Jogos, são focados nos esportes, podendo ser futebol, basquete, basebol ou até mesmo cartas, como em Yu-Gi-Oh, um clássico que também não só posso, como devo citar é Super Campeões (saudades infância ♥). Normalmente animes assim envolvem outros gêneros, podendo ser historias de amor, superação e amizade.

Dentro destes gêneros há vários subgêneros:

Yaoi/yuri que é mostrado a relação de pessoas do mesmo sexo, contendo conteúdo sexual explicito. Já o shonen-ai/shojou-ai tem a mesma finalidade mas diferente do yaoi/yuri não há conteúdo sexual explicito.

Mecha, são séries com robôs, pilotados por humanos, um exemplo bem conhecido e um clássico é Neon Gênesis Evangelion.

Pós-Apocalíptico, é um mundo futurístico na sua maioria, que passou por uma catástrofe, com uma sociedade decadente e que possui grande avanço tecnológico. Eu particularmente nunca assisti mais um grande sucesso desse gênero seria Ergo Proxy.

Space Opera, acontecem no espaço ou em outro planeta, é cheio de cenários exóticos, personagens e argumentos épicos.

Histórico, são aqueles que na sua maioria  contam a historia de um Japão da época feudal, na grande maioria cheios de samurais.

Magical Girfriend: ~namorada magica~ ele é focado no romance de um humano normal com alguma criatura sobrenatural, um bruxa, um demônio ou uma garota com algo de anormal dela, um grande exemplo e um de meus animes preferidos seria Elfen Lied.

Harém, é quando o personagem principal (na maioria dos casos masculino), é rodeado por garotas, as vezes podendo ser o contrario, um exemplo de harém seria Zero no Tsukaima ou no caso do harém inverso posso citar Uta no Prince-sama (que esta na sua segunda tempopada) e o recentemente encerrado Amnesia.

Slice-of-life, literalmente, ''um pedaço de vida''. São centrados no dia a dia de pessoas comuns  e em como seus personagens lidam com suas situações, um grande exemplo seria Lucky Star.

Vida escolar, animes que ocorrem na escola, tem personagens principais adolescente, também é um gênero que pode envolver vários outros, desde de horror a mechas. Um exemplo muito famoso e querido pelas garotas especialmente, seria Ouran High School Host Club, também posso citar Highschool of Death.

Mahou Shoujo/shonen, "garota/garoto magico". Onde o protagonista tem poderes especiais,  um classico desse gênero é Sailor Moon.

Ecchi, animes onde há conteúdo sexual mas nada explicito, normalmente é caracterizado por garotas peitudas e roupas realmente pequenas ou aparecem parcialmente nuas, pode até haver contado físico mas nada como  disse explicito.  Eu confesso gostar do gênero e isso não é segredo pra ninguém, um exemplo ótimo para se falar é Chobits, um de meus animes favoritos e bem fraco no quesito ecchi mas ok.

E por fim, hentai são animes com relação sexual explicita, é o porno dos animes (huehuehue), dentro do hentai há alguns sub(sub)gêneros como: tentaculos, maiden, lolicon, shotakon, toddlercon e guru. Mas não vou entrar em detalhes porque né, aqui é um lugar de família então respeito! :D


Há a divisão de publico alvo, que seriam: 

Shonen: para garotos jovens até seus 18 anos, são aqueles cheios de ação, com uma pitada de humor e seus personagens principais são na maior parte masculinos, focam bastante na amizade, os animes mais ''conhecidos'' são deste estilo entre eles podemos citar: Naruto, Dragon Ball e Bleach.

Shojo: esse é para as garotas até 18 anos, animes cheio de emoções, focam no relacionamento humano em grande parte no romance, são cheios de lições de vida e amor, podemos citar alguns nomes como: Vampire Knight, Kimi Ni Todoke e Fuits Basket.

Josei: para mulheres mais velhas a partir dos 18 anos, normalmente é inspirado na vida das mulheres japonesas, mostra as emoções de uma forma mais real, menos fantasiosa, seria uma versão mais adulta dos shoujos.

Seinen: anime para homens maiores de 18 anos, nele os personagens são mais desenvolvidos, os romances, interações e ações mais realistas. De um certo modo é um shonen mais maduro, podendo conter mais psicológicos, violentos, sexuais, um exemplo bem famoso e que foi várias vezes indicado por um amigo pra mim ver seria Hellsing.

E por ultimo, talvez o mais kawaii, e até bem conhecido é o Kodomo, é o tipo de anime para crianças, onde se tem amizade e ensinam as crianças os bons costumes, são feitos de episódios avulsos, bem conhecido desse gêneros são os fofíssimos *-* Hamtaro (。’▽’。)♡


Como vocês podem ver há vários gêneros de anime, é mesmo difícil não confundir um ou outro, como também é bem comum ver gêneros misturados tudo dentro de um único anime. Deve ser por isso que cada vez mais e mais pessoas entram pra esse mundo, e este post é também pra vocês, só lembrando que pra ser um ''otaku'' o mais importante não é saber tudo isso, saber os nomes dos criadores, dubladores, empresas etc, não, o importante é o quanto se aprende com eles, o quanto eles mostram as coisas boas da vida, mesmo que as vezes essas coisas não aconteçam com a gente. (^▽^)

No próximo post eu vou falar de algumas ''gírias'', melhor, alguns termos que encontramos bastante por ai e também falarei de algumas características, por isso continuem nos acompanhando! Espero que tenham gostado, dessa ''aula''. (*´∀**´∀*)

Até mais!



Créditos especial: Sakura Animes.

4 comentários:

Mika-chan disse...

É subgênero pra dar e vender kkkk, adorei o post, conheçi gêneros que nem sabia que tinha, e me ajudou a esclareçer o assunto de gêneros que eu ficava em dúvida mas tinha preguiça de pesquisar kkk.
bjs ^^

Vivi-chan disse...

Nossa , amei esse post. Foi bem útil. Eu não sabia o que significava Shonen, Josei, etc. a cada gênero que eu li, eu pensei num anime que assisti.
Gostei!
Mata ne~

carla azevedo disse...

adorei o post *--* passei a conheçer generos que ainda não conhecia ahusuash

Indy disse...

Nossa, é muita coisa mesmo, demais, até cansei de escrever, huehuehue.
Esse post era pra isso mesmo, pra tirar as duvidas que todo nos temos. e conhecer coisas novas.
Obrigada por lerem!

Postar um comentário